builderall

O melhor momento para falar de um plano para aposentadoria é hoje. Subestimar isto pode te custar caro ao longo de sua Longevidade.

 

Existem algumas coisas que você deve ter em mente ao planejar sua aposentadoria.





Em primeiro lugar, você provavelmente não deve prender a respiração quando se trata da seguridade social se isto for capaz de cobrir até mesmo uma pequena parte de sua renda atual em sua aposentadoria, e claro, se o serviço ainda existir da mesma forma do que é agora, quando você estiver prestes a se aposentar.


A segunda coisa que você precisa ter em mente é que suas necessidades após a aposentadoria dependem muito de como você vive sua vida agora e de como planeja viver seu estilo de vida no amanhã.


O problema é que a maioria das pessoas não começa a se preocupar com seu quadro de aposentadoria até que seja tarde demais para fazer um progresso significativo.


Assim, o primeiro passo quando se trata de um planejamento financeiro para aposentadoria bem-sucedido é mapear quanto dinheiro você precisa para manter seu estilo de vida ao longo de sua longevidade.


A inflação será um vilão nesta caminhada, e não deve esquecer deste ponto. Você também deve planejar seus investimentos com ativos que proteja seu poder de compra ao planejar sua aposentadoria.


Por isto, será preciso uma reserva financeira futura para ter o mesmo padrão de vida. Refletir como serão suas fontes de renda futura, já é um bom começo.


A inflação será um vilão nesta caminhada, e não deve esquecer deste ponto. Você também deve planejar a inflação com ativos que proteja seu poder de compra ao planejar sua aposentadoria. Por isto, será preciso uma reserva financeira futura para ter o mesmo padrão de vida. Refletir como serão suas fontes de renda futura, já é um bom começo.


Além disto, se nada acontecer no meio do caminho, sua expectativa de vida tende a aumentar, e gerar renda numa vida mais longeva, e planejar com antecedência e com cuidado, isto será o segredo para seu sucesso. Quanto mais você tem um compromisso prévio com seu futuro, fazendo um esforço no hoje, melhores serão suas chances de desfrutar de um estilo de vida igual ou ainda melhor para seus anos sabáticos, sem barreiras e sem fronteiras.


Começar cedo a fazer planos e ter um direcionamento para sua reserva de acumulação futura, é o caminho para seu sucesso, para aquele banco "amigo" não te ligar te oferecendo crédito consignado querendo escravizar sua aposentadoria.


Não temos garantia de que estaremos aqui depois de se aposentar, embora isso dificilmente seja uma razão para não investir e economizar quando este dia chegar, muitos acabam esquecendo das probabilidades de se viver mais, são mais altas do que era no passado, isto graças ao avanço da medicina, que tem tornado as pessoas mais saudáveis e ativas. Mas, claro nunca devemos sacrificar o momento e a infância de nossos filhos em prol de uma eventual aposentadoria. Enquanto estiver fazendo um progresso significativo, você estará se saindo melhor do que uma grande parte para população e terá oportunidades mais tarde de investir mais dinheiro para sua reserva para longevidade.


Aproveite todas as oportunidades que tiver para aumentar sua conta de reserva para longevidade, como bônus, gratificações, 13º salário e dividendos, isto irá fazer a diferença na aceleração do processo de sua acumulação de riqueza.


Investir tem se tornado cada vez mais importante ao longo dos anos, à medida que o futuro dos benefícios da previdência social se torna desconhecido.

As pessoas querem garantir seu futuro e sabem que, se dependerem dos benefícios da Previdência Social e, em alguns casos, de planos de aposentadoria, podem ter um terrível despertar quando não puderem mais ter uma renda estável. Investir é a resposta para as incógnitas do futuro.


Você pode ter economizado dinheiro em uma conta de poupança com juros baixos ao longo dos anos, e ver seu poder de compra ser corroído pela inflação. Porém, agora que você tem mais acesso à informação quer ver seu dinheiro crescer em um ritmo mais rápido, e muitas vezes nem saber por onde começar. Talvez você tenha herdado dinheiro ou realizado algum outro tipo de sorte inesperada e precise de uma maneira de fazer esse dinheiro se multiplicar. Novamente, investir é a resposta.


Investir também é uma forma de obter as coisas que você deseja, como uma nova casa, uma educação universitária para seus filhos ou "brinquedos" caros. Claro, seus objetivos financeiros irão determinar que tipo de investimento você fará, seja ele no curto, médio ou longo prazo. Investir por propósito designando objetivos para cada desejo, é o que facilita seu atingimento com seu comprometimento prévio.





Se você quer ou precisa ganhar muito dinheiro rápido, talvez estaria mais interessado em investir em algo de maior risco, naquela ?aposta da vez?, o que pode lhe trazer um retorno maior num curto espaço de tempo, isto se não cair em alguma pirâmide financeira. Então, cuidado com estes vieses de ganância e promessas mirabolantes, proteja-se de você mesmo, para que a ganância não mate seu futuro brilhante.

 

Economizar para algo em um futuro distante, como uma reserva para Longevidade, pode parecer um desafio e algo que possa adiar para o amanhã. Mas, lembre-se que quanto mais cedo começar, os juros compostos irão jogar a seu favor. Você deve avaliar fazer investimentos buscando crescimento no longo prazo, e não vincule ativos de maior risco com seus objetivos de curto e médio prazo, como uma viagem, troca de veículo, por exemplo. Destinar um dinheiro que você sabe que vai precisar logo, e ver a flutuação do sobe e desce de mercado, só vai fazer você perder noites de sono.


Ficar escolhendo o investimento da vez é um erro, sem definir antes seu momento de vida, e quais são seus objetivos e como pretende alcançá-los. Um bom exemplo disto, são objetivos como uma viagem, uma troca de carro, que podem estar em seus planos num curto ou médio prazo. Deixar seu dinheiro em ativos de maior risco para estes tipos de objetivos, e verificar o sobe e desce nos ciclos econômicos de mercado é um errado, e pode te tirar noites de sono, sabendo que seu objetivo estará mais distante devido a um ciclo de baixa de mercado.


O objetivo geral de investir é criar riqueza e segurança ao longo em um período de tempo, não encare o mercado financeiro como um cassino. Você também não pode contar com o sistema de seguridade social para fazer o que você espera que ele faça, ou seja, sustente seu estilo de vida no futuro.


Algumas empresas que oferecem o benefício de plano uma previdência privada para seus colaboradores, estão com dificuldades de entregar o resultado atuarial prometido em outros tempos. Vários fatores influência, mas o aumento da expectativa de vida tem um impacto grande na geração de renda por mais tempo, e assim as empresas estão precisam patrocinar um valor maior daquele que previsto inicialmente. Por isto, também não aposte todas as suas fichas numa previdência corporativa, construa em paralelo suas fontes de renda futura.


Se precisa de alguma dica de investimentos, não coloque seu futuro em risco com recomendações escolhidas por notícias soltas, que podem ter interesses e vieses conflitados, e que geralmente não estão alinhadas com seu momento de vida, e sua tolerância em assumir risco.


O melhor a se fazer é criar o seu planejamento prévio, e ir construindo seu plano de aposentadoria passo a passo, até que um dia possa viver de renda.





Sobre o autor

Wander Viana, atua como Consultor Patrimonial (Consultor de Valores Mobiliários-CVM) sendo registrado sob nº 1319-6 na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, a autarquia federal que fiscaliza e regulamenta o mercado financeiro no Brasil. Possui experiência de mais de 29 anos no setor de serviços financeiros, sendo o fundador da Investis Capital, e idealizador da Prévio, uma plataforma que reuni educação para famílias e acompanhamento por planejadores financeiros certificados, trazendo uma abordagem de planejamento financeiro patrimonial de maneira holística.


O conteúdo contido nesta postagem de blog destina-se apenas a fins informativos gerais e educativo, e não constitui conselho jurídico, tributário, contábil ou de investimento. Você deve consultar um profissional sobre sua situação específica. Lembre-se de que investir envolve riscos. O valor do seu investimento variará com o tempo e você poderá ganhar ou perder dinheiro. Respeite seu momento de vida e sua tolerância para assumir risco.