investimentos
Como a maioria das pessoas, você provavelmente já se perguntou: "Quanto de renda precisarei durante meus anos longevos?", ou "Quanto tempo irá durar minha reserva financeira com taxa de juros tão baixa?" , ou "Quanto me custaria um plano de saúde depois de me aposentar?"
Você provavelmente já fez essa pergunta, mas parece nunca encontrar uma resposta para ela no presente.
Então, o que você precisa fazer para garantir que pode se aposentar confortavelmente?
Definindo uma "aposentadoria confortável".
Há informações infinitas sobre a criação de reserva para longevidade, ou seja, quantos ovos você precisa colocar em seu ninho. Quase não se fala sobre o tamanho e o que colocar de ovos dentro do ninho. Duas razões comuns pelas quais o tamanho do seu ninho de ovos é objeto de um debate sem fim:
1. A quantia é diferente para todos, porque uma aposentadoria ?confortável? é completamente subjetiva, e o que pode ser confortável pra você, não necessariamente é para outra pessoa, conforme seu Estilo de Vida;
2. Ninguém pode concordar com quanto de dinheiro você pode gastar a cada ano para manter uma aposentadoria confortável, mas o certo é que os custos com os cuidados com sua saúde tendem a aumentar.
Você pode desenvolver uma estimativa com algumas contas "de padaria", ou ter um método com um plano que te de o direcionamento para seu planejamento pra Longevidade.
Primeiro, você deve decidir o que considera uma aposentadoria ?confortável?. Esta resposta é, obviamente, diferente para todos. Mas com uma pequena adição e alguma multiplicação simples, agora você tem uma estimativa razoavelmente precisa de suas necessidades anuais de renda necessárias na aposentadoria.
Algumas coisas básicas a serem consideradas ao calcular quanto você precisa para a aposentadoria incluem:
Necessidades básicas: se você deseja que uma renda básica cubra essas necessidades, identifique suas necessidades mensais e multiplique por 12. Esses itens incluem: financiamentos, compras, seguros, serviços públicos, pagamentos de carros e outras despesas.
Cuidados com a Saúde: a lei natural do ser humano, é envelhecermos, e se nada acontecer no meio do caminho, ficaremos cada vez mais Longevos, e isto requer cuidados com a sua saúde, que deve incluir alguns custos como ter uma proteção de um plano de saúde, remédio, e claro atividades laborais. Esses custos devem ser adicionados ao seu orçamento mensal.
Lazer e viagens: definir as atividades que deseja realizar agora que tem um tempo mais livre, e com que frequência, deve fazer parte dos seus custos aproximados, para um lazeres e uma viagem nacional ou internacional, incluindo seu hobbie deve estar bem planejada.
Inflação: Além disso, você precisará considerar a inflação. Há muitas informações disponíveis para ajudar a estabelecer uma estimativa razoável da inflação, mas como este movimento é ciclo e impacta em seu Poder de Compra no Longo Prazo, é importante entender e aprender como pode proteger seu poder de compra tendo um plano prévio pra sua vida.
Essa é uma pergunta frequente, que muitos profissionais consultores e planejadores financeiros são questionados pelas pessoas. Fazer o dinheiro render acima da inflação e ter retiradas com a regra dos 4% de sua carteira no primeiro ano de aposentadoria e, em seguida, retirará anualmente o mesmo valor em reais, ajustado apenas pela inflação, pelos próximos 30 anos. A ideia é que, se você seguir essa regra, minimize suas chances de ficar sem dinheiro na sua fase mais longeva da vida.
Embora essa regra seja um bom ponto de partida, ela foi debatida desde que foi estabelecida. Alguns argumentam que é muito conservador. Outros argumentam que o ambiente de baixo juros e as expectativas de vida mais longas o tornam muito arriscado. Enquanto isso, seu futuro financeiro está na balança.
Se a regra for muito conservadora, você restringirá desnecessariamente seu estilo de vida na sua fase da Longevidade. Se a regra for muito arriscada, você poderá ficar sem dinheiro exatamente quando mais precisar, e terá que voltar a trabalhar por obrigação, e não por opção. Ter um bom plano de retirada, estratégia de dividendos orienda dos investimentos, vai mitigar estes riscos de o dinheiro acabar antes da hora.
Planejamento para Longevidade e cálculo para sua liquidez na aposentadoria: os desafios de prever o futuro
Avaliar quanto vai precisar de Liquidez, conforme seu estilo de vida, muitas vezes não é tão fácil de calcular. Importante ter ciência que nesta fase sua liquidez financeira será menor, e eventuais ajustes no padrão de vida poderão ser necessários, é importante se planejar.
Mas decidir quanto você pode gastar a cada ano para sustentar sua aposentadoria, você precisa saber quanto tempo viverá na aposentadoria e quanto ganhará em sua carteira de investimentos. Se você se aposentar aos 65 anos e falecer aos 80, precisará de renda por 15 anos.
O que acontece se você viver até os 100 anos, o mais? Você não quer viver sem recursos por 20 anos, ou mais, não é mesmo? Então, quanto sua carteira de investimentos ganhará? Isso depende das condições de cenários econômicos, do mercado de ações e classes de ativos em sua carteira. Você também precisará considerar outros fatores individualizados. Como: tempo de trabalho, previdência social, aposentadorias, patrimônio líquido e, é claro, ciclos do mercado financeiro durante seus anos de aposentadoria.
Você pode aprender a fazer estes cálculos através da metodologia usado para seu plano prévio, para contribuir e projetar alguns desses cenários com base no seu portfólio atual e no crescimento esperado.
Agora você pode ver por que a pergunta "quanto" gera um debate sem fim. Quanto tempo você viverá e quanto sua carteira irá render, são perguntas simplesmente não respondidas. Enquanto o debate continua, há uma resposta de uma palavra à pergunta: flexibilidade. Você precisa aprender estratégias para fazer seu dinheiro durar mais tempo.
E embora seja conveniente ter um número mágico para o qual procurar, esse número varia constantemente ao longo da sua vida, com base em vários fatores. Portanto, a melhor resposta é manter sua flexibilidade - começando quanto mais jovem possível, garantindo que as decisões que você toma hoje lhe permitam ter mais flexibilidade quando estiver aposentado.
????????????Sobre o autor.
O conteúdo contido nesta postagem de blog destina-se apenas a fins informativos gerais e educativo, e não constitui conselho jurídico, tributário, contábil ou de investimento. Você deve consultar um profissional sobre sua situação específica. Lembre-se de que investir envolve riscos. O valor do seu investimento variará com o tempo e você poderá ganhar ou perder dinheiro. Por isto, seja Prévio hoje, e aprenda como se planejar pra vida!