longevidade
builderall



Ninguém sabe o que o futuro nos reserva.


Você já ouviu falar de Jeanne Louise Calment ?



 

Jeanne Calment 122 anos de idade em 1997.


Olha que história interessante, um advogado que acreditava ter fechado o melhor negócio da sua vida!


Na década de 1960, um advogado francês chamado André Raffray, ficou encantado com um apartamento em Arles, no sul da França e conseguiu convencer a viúva que morava lá, Sra. Jeanne Calment, a aceitar a seguinte proposta:


Raffray pagaria a ela 2.500 francos (cerca de US$ 500 em valores da época) todos os meses, até ela morrer, se ela deixasse para ele o apartamento em seu testamento.


Como Jeanne já tinha 90 anos na época do negócio, essa parecia uma boa proposta, não?


Pois trinta anos se passaram, o Sr. André Raffray já havia falecido e a Sra. Calment ainda estava forte. Quando ela finalmente faleceu aos 122 anos, após se tornar a pessoa mais velha do mundo já documentada na história, a família Raffray pagou a ela mais do que o dobro do valor da casa.


Após essa pequena história, devo te dizer que pensar no longo prazo não é algo natural para nossa parte do cérebro primitivo, chamado reptiliano. Nossas mentes não foram projetadas para pensar no futuro. Veja que até meados do século 19 a expectativa de vida, mesmo em lugares mais desenvolvidos, não ultrapassava 35 anos de idade.


Sabendo disso, entenda que estamos condicionados a lidar com o curto prazo, com o que que está acontecendo hoje, fazendo com que continuamos com uma visão limitada do amanhã, do mês que vem, quem dirá os próximos 10 ou 20 anos.


Essa visão limitada do longo prazo e a valorização do curto prazo trazem diversas consequências. Se você passa por alguma situação difícil hoje, como uma decepção com alguma pessoa, por exemplo, essa situação vai dominar a sua mente.


Você tende a focar no problema de curto prazo e obscurecer os seus planos de longo prazo. Inclusive oportunidades que podem surgir hoje, poderão nem ser percebidas. A minha, a sua a nossa ansiedade com os contratempos do presente certamente irão atrapalhar.


O piloto automático da nossa mente pode nos levar a um viés de negatividade que amplia a dimensão do que realmente está acontecendo no momento.

Por isso, estabelecer objetivos de longo prazo para a vida é essencial. São eles que vão ajudar a colocar qualquer contratempo na perspectiva que ele de fato merece.


O valor de adotar uma visão de longo prazo é não levar as coisas mais a sério do que elas merecem, porque em última análise, elas se resolverão se formos pacientes. O pensamento de longo prazo ajuda a perceber que a situação vai melhorar e você não ficará preso(a) nas circunstâncias atuais.


E com o dinheiro é a mesma coisa. Você precisa adotar uma visão de longo prazo aplicando um método ao seu Plano. Você provavelmente vai viver mais do que imagina. Por isso, precisa adotar, a partir de hoje, um comportamento com o seu dinheiro que considere isso.


Subestimar quanto tempo alguém viverá, como fez o Sr. Raffray, pode custar caro, como têm descoberto governos e planos de previdência privada endividados. Eles estão lutando para cumprir as promessas feitas em tempos mais fáceis. As pensões públicas ainda são a principal fonte de renda para pessoas com mais de 65 anos em todos os países da OCDE.


Alguns países europeus como Itália, Portugal e Grécia possuem um número de idosos cada vez maior e uma força de trabalho cada vez menor. Como resultado, estão tendo mais dificuldade para financiar esse grupo crescente de aposentados.


E o problema maior é que as pessoas não estão se preparando para isso. A maioria delas simplesmente não economiza ou se prepara o suficiente. Sabia que 40% dos americanos, por exemplo, se aproximam da aposentadoria sem nenhum preparo. 


Ninguém sabe o que o futuro reserva. Mas, se você tiver um plano prévio pra sua vida que irá te dar uma visão mais ampla de como ele pode ser, talvez possa se planejar e agir melhor.


Inclusive preparar-se financeiramente para o futuro impacta positivamente sua saúde financeira também no curto prazo, pois ajuda a organizar os seus hábitos e te proporciona mais paz em saber que você tem uma reserva para imprevistos, e viver de renda de suas reservas.


Conheça aqui o método plano prévio que poderá ajudar a ampliar sua visão como se planejar pra vida e agir hoje!




????Sobre o autor.

Wander André Viana, atua como Consultor Financeiro patrimonial fiduciário especialista em Investimentos registrado sob nº 1319-6 na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, a autarquia federal que fiscaliza e regulamenta o mercado financeiro no Brasil.

Possui experiência de mais de 27 anos no setor de serviços financeiros, trabalhou em empresa multinacional japonesa, e Multi-Family Office orientando famílias com patrimônio de multimilionários. Fundador da Investis Capital, empresa de planejamento financeiro patrimonial.

??Possui graduação em Ciências da Computação, e pós-graduado com MBA em Gestão de Negócios pela FIA/USP, e Finanças Avançadas pela ISE Business School/SP, com diversas certificações nacionais e internacionais. É o idealizador da área de Educação da Prévio, sendo o criador do método Plano Prévio, de planejamento financeiro patrimonial.


O conteúdo contido nesta postagem de blog destina-se apenas a fins informativos gerais e educativo, e não constitui conselho jurídico, tributário, contábil ou de investimento. Você deve consultar um profissional sobre sua situação específica. Lembre-se de que investir envolve riscos. O valor do seu investimento variará com o tempo e você poderá ganhar ou perder dinheiro. Por isto, seja Prévio hoje, e aprenda como se planejar pra vida!