Investimentos Offshore é ilegal?
Está é uma dúvida comum, devido o termo estar associado as questões negativas relacionadas a Lavagem de Dinheiro. Mas, não é nada disto. A Ilegalidade está na origem do dinheiro. Se a origem da riqueza for de procedência lícita, não existe ilegalidade em se ter uma conta offshore.

Pensar em transcender as fronteiras com seu dinheiro, parece algo assustador. As desinformações e desinteresses das grandes instituições financeiras sobre a natureza legítima de ter investimentos offshore, deixam muitas pessoas assustadas.
Muitas pessoas agora estão dedicando tempo para pesquisar e descobrindo os muitos benefícios do mundo offshore, em razão de divulgações que autoridades brasileiras possuem contas offshore. Geralmente as mídias tradicionais vinculam sempre o lado negativo, daqueles que se utilizam de instrumentos lícitos como estruturas offshore. Esqueça os ruídos, e foque naquilo que seu desejo profundo deseja. Isto servirá de combustível para conquistar seus objetivos, e explorar novos caminhos para construir sua Aposentadoria sem Fronteiras.
Offshore é um termo utilizado para se referenciar que está fora do país de domicilio de seu proprietário. Na indústria petrolífera o termo "offshore", é utilizado para se referir as plataformas de exploração no mar.
Em termos financeiros, offshore são contas no exterior em países de tributação favorecida. Normalmente acredita-se que apenas algumas pessoas podem se beneficiar de investimentos no exterior, mas isso está mudando agora.
Com o poder da internet e os serviços inovadores de plataformas de investimentos offshore, tem facilitado cada vez mais pessoas a gerir seu dinheiro à distância, sem precisar viajar até uma agência no exterior para abrir sua conta.
Entender que somos segregados politicamente, mas conectados economicamente, é o primeiro passo para ampliar a visão sobre o seu dinheiro. O que você precisa entender que, desde o pãozinho até o combustível somos impactados pelo dólar. Isto porque os insumos como trigo ou petróleo são commodities cotadas em dólar, sendo repassado estes custos na cadeia produtiva, impactando o nosso bolso quando existe uma grande depreciação da moeda local.
Por isto, motivos não faltam para você se planejar para ter conta em moeda forte. Talvez para constituir uma reserva para sua próxima viagem ao exterior, intercâmbio dos filhos, construir um negócio internacional, trabalhar para uma empresa multinacional, uma expatriação para fixar residência no exterior, ou simplesmente para proteger seu poder de compra ao longo de sua aposentadoria morando no Brasil.
Um outro benefício de investir no exterior é que você pode aproveitar novas oportunidades e tendências para se tornar sócio de negócios inovadores, que acontecem em diversas regiões do mundo. Acessando o mercado de capitais global o seu alcance é gigantesco porque os mercados internacionais têm muito mais participantes e grandes empresas espalhadas em diversos territórios.
Uma maneira de investir no exterior, é de maneira indireta via alguns instrumentos financeiros, como fundos de investimentos, previdência privada, BDR's (Brazilian Deposit Receipts) que são ações de empresas estrangeiras listadas na bolsa brasileira, e os ETF's (Exchange Tranding Fund) que replica um índice de fundos, como exemplo o índice da bolsa americana, e podem ser acessado nas plataformas de investimentos sediadas no Brasil, sob a regulamentação do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários, a CVM, a autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia responsável por fiscalizar o mercado de capitais no Brasil. Olhando para o exterior, também existem os órgãos reguladores para proteger o investidor, assim como no Brasil, os mais conhecidos são: Nos Estados Unidos a autarquia vinculada ao governo americano que é chamada de SEC - Securities and Exchange Commission, e na jurisdição do Reino Unido, o órgão regulador é chamado de FCA - Financial Conduct Authority.
Entretanto, sair das fronteiras e descobrir novas terras para seu dinheiro, certamente pode trazer benefícios para desfrutar de uma liberdade geográfica abrindo uma conta offshore.
É claro que vale a pena mencionar sobre offshore, com vários benefícios para o seu dinheiro, mas, como qualquer outra decisão financeira, investir no exterior é algo que precisa ser planejado, pois é um investimento de longo prazo. Poder criar um plano estratégico de investimentos, é o mapa para você traçar a rota e chegar ao destino que deseja, criando regras bem estabelecidas através de uma Política de Investimentos. O segredo sempre será pulverizar seu dinheiro em diversos ativos na economia local e global, a chamada diversificação.
Em terras de ?Tio Sam? quem tem sabedoria é a ?Rainha?.
Investidores iniciantes podem não se atentar para alguns fatores, como: questões tributárias e sucessórias em algumas jurisdições, como a dos Estados Unidos. Um não-residente fiscal americano tem um limite de isenção de até USD 60 mil de imposto de herança, e a cobrança progressiva deste imposto pode ultrapassar os 40% para investidores na pessoa física, sendo apropriado pelo governo americano está parte do seu patrimônio em caso de falecimento.
Devido a estes fatores são elaboradas estruturas de empresas em países da dependência da Coroa Britânica, chamadas de ?Common Wealth? ou ?Common Law?, a lei comum que protege a sucessão de ativos, com benefícios fiscais. Mas, dependendo do tamanho do seu patrimônio, manter uma empresa ?offshore?, pode ser muito oneroso.
Uma outra forma de se investir e não precisar abrir uma empresa no exterior, é acessar plataformas de investimentos offshore que permitem acesso a fundos sediados nas Ilhas Virgens Britânicas (BVI), Ilhas Cayman, Luxemburgo, dentre outras jurisdições, a partir de USD 5,000.00 (cinco mil dólares), com os mesmos benefícios fiscais, e sucessórios de se ter uma empresa "offshore".
Mas, um planejamento cuidadoso, você pode iniciar numa conta em uma corretora nos Estados Unidos, e a medida que se aproximar do limite de isenção para não-residente fiscal americano, existe a possibilidade de transferir a custódia dos ativos, para uma jurisdição que possa usufruir dos benefícios fiscais e sucessórios de contas "offshore".
Porém, antes de desejar navegar em outros mares, haverá uma etapa de preparação avaliando todo seu planejamento, a parte que irá ficar alocada no Brasil e no exterior. Sendo avaliado sua capacidade financeira de investir no exterior através do Banco Central do Brasil, e saber declarar de maneira correta seus recursos fora do território brasileiro, para a Receita Federal para evitar quaisquer problemas com as autarquias federais.
Entender todas essas características, e avaliar a melhor conta para você, é algo que precisa ser estudado com cuidado e critério. Com ajuda de consultores financeiros independentes, você pode encontrar e avaliar as melhores opções, te orientando no passo a passo do que precisa ser realizado, com acompanhamento especializado para construir os melhores caminhos de maneira que estejam alinhados com seus objetivos e expectativas.
Mas, por onde começar?
Acima de tudo, acredito que a educação é a maior ferramenta de liberdade e confio plenamente que qualquer pessoa interessada, pode aprender mais como não colocar barreiras na gestão de seu patrimônio, antes de navegar em mares poucos conhecidos, e assim desvendar todo este mundo de oportunidades, que poucas instituições não querem que você saiba.
Por isto, foi elaborada uma MASTERCLASS GRATUITA que você pode assistir agora mesmo, para se aprofundar sobre este mundo "offshore", acessando logo aqui abaixo.
Veja também
Com a cotação do dolár nas alturas, será que ainda vale querer internacionalizar parte do patrimônio? Confira está matéria concedida por Wander Viana, para a Infomoney.
Wander Viana, atua como Consultor Patrimonial (Consultor de Valores Mobiliários-CVM) sendo registrado sob nº 1319-6 na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, a autarquia federal que fiscaliza e regulamenta o mercado financeiro no Brasil. Possui experiência de mais de 29 anos no setor de serviços financeiros, sendo o fundador da Investis Capital, e idealizador da Prévio, uma plataforma que reuni educação para famílias e acompanhamento por planejadores financeiros certificados, trazendo uma abordagem de planejamento financeiro patrimonial de maneira holística.